terça-feira, 31 de março de 2009

A palavra convence, o exemplo arrasta.

Uma das coisas que, em minha opinião, mais chama atenção em se tratando de meio ambiente e as mudanças que precisam ser feitas, é o exemplo. As pessoas tendem a achar que uma mudança só é possível quando todos estão fazendo a mesma coisa. É um fenômeno que a Psicologia chama de "ignorância pluralística". A famosa sensação de ser o único no planeta fazendo determinada ação. Mas, isso não precisa determinar nossas ações. Se cada um de nós fizermos nossa parte, seja reciclando, seja economizando energia, seja mesmo divulgando ações "simbólicas", como "A Hora do Planeta", já estaremos dando um passo grande. O do bom exemplo.
A figura mítica de Nostradamus, o homem que no século passado segundo alguns, previu a segunda guerra e a acenssão do comunismo, se refria ao homem como um detentor do próprio destino. Nos dizia que temos escolha. Sua última "visão", foi de uma mulher com um livro em branco (o livro da vida?).
De repente, o que temos que fazer hoje, é abrir este livro e começarmos a (re)escrever nossa história. Esquecermos da a sensação da "ignorância pluralística" e passarmos para a ação direta!! Com coragem e boa vontade.
E é isso que nós, aqui da CCAF, estamos propondo à vc!! Que comecemos agora a (re)escrever o livro em branco e que criemos um novo capítulo para vida. Um que nossos filhos também poderão ter orgulho em ler :)

Anne Denise/CCAF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário