quarta-feira, 13 de maio de 2009

O drama da Estiagem continua no Oeste Catarinense


No site do diario.com, saiu uma matéria na manhã de ontem, dia 12 de Maio de 2009, a respeito do drama dos agricultores com a estiagem que continua a castigar o Oeste Catarinense. Segundo a matéria, a falta de chuva no Oeste só tem aumentado a angústia dos moradores da região. A seca se agrava em algumas localidades. Na linha Almeida, no interior de Chapecó, até os peixes estão padecendo. – Hoje (ontem) morreram 18. Dias atrás, foram 20 – lamentou a agricultora Araci Ramos Ribeiro.

Do açude que chegava a ter três metros de profundidade, resta uma pequena poça, onde alguns peixes ainda se debatem, e que também serve como última fonte para o gado matar a sede.

– Até paramos de tirar leite porque as vacas não davam mais nada – disse Araci.

Este é o segundo açude que está secando na propriedade. A grama está morrendo e até as árvores estão murchas. Para abastecer a casa, galinhas e alguns porcos, há apenas um poço, que também está minguando.

Outro problema que tem se agravado é a questão de distribuição de energia elétrica. A Hidrelétrica de Machadinho, no Rio Uruguai, entre Maximiliano de Almeida e Piratuba, parou na sexta-feira a única turbina que ainda funcionava. A hidrelétrica tem potencial de geração de 1.140 megawatts. O lago está 14 metros abaixo do normal. O reservatório útil – o volume de água até onde se pode gerar energia – está em 6%, segundo o gerente da usina, Elinton Chiaradia.

Apesar de começar a chover ontem no final da manhã, ainda se espera que possa ameninzar o atual estado dos municípios (113 no total) que estão em estado de emergência. Á principio a previsão do tempo é que haverá formação de nuvens e possibilidade de chuvas durante o dia. Infelizmente, somente isso não é suficiente para amenizar a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário