quinta-feira, 2 de abril de 2009

Do que se trata a Gestão Ambiental.

A gestão ambiental trata de uma análise conjunta das ações individuais como a concientização do meio ambiente, a utilização dos recursos naturais, bem como a a percepção dos impactos gerados na natureza e da produção desenfreada dos resíduos poluidores, enfim, busca que as empresas adquiram práticas socialmente responsáveis. O tema vem ganhando muitas inquietações e desafios. As organizações encontram-se em dificuldades para priorizar e agrupar questões que estão associadas aos movimentos ambientalistas, porque cada vez mais o administrador tem que lidar com situações de vida atual e futura. A qualidade de vida e a prosperidade econômica e o crescimento populacional geram situações e conseqüências imagináveis, por isso da importância da gestão responsável dos recursos naturais.
O filósofo inglês Tim Jackson, em entrevista para a revista SuperInterressante, diz que “acreditar que as emissões vão diminuir enquanto a economia continuar crescendo sem limites, é receita de desastre”
Nesta preocupação, a organização trabalha gerando a consciência em termos de responsabilidade social, desenvolvendo seus processos produtivos, através do envolvimento de cada membro de seu setor produtivo. Medindo assim, o impacto gerado ao mercado consumidor pela inserção da empresa na a sociedade, através de ações realizadas para consciência ecológica e da preocupação com a poluição e a coleta seletiva de produtos possíveis de reciclar. Cria-se uma cultura de produto ecologicamente correto e de uma sociedade nas diversas camadas sócias, que se preocupam com seu habitat hoje e no futuro.
Na verdade a crise mundial (econômica e ambiental) é uma excelente oportunidade para reavaliarmos os modelos de vida. A busca desenfreada pelo crescimento levou o homem à um caminho sem volta, onde a única esperança é a redução. Redução de ritmo, de crescimento... se não reduzirmos os efeitos da vida que estamos levando á séculos, logo não vamos conseguir um mundo mais sustentável.
E é nesse sentido que a CCAF quer ajudar, a organizar, sistematizar uma gestão ambiental que possibilite que cresçamos possibilitando um futuro para nossos filhos.

Em tempo: continua a polêmica em torno do código ambiental brasileiro. Ambientalistas, legisladores e agricultores continuam discutindo a questão da mata ciliar e o porquê das alterações do código terem sido feitas sem comprovação científica. o proprio ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, esta defendendo uma reforma no Código nacional , alegando que este dificulta a produção dos agricultores. Continuaremos acompanhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário